Vídeo: operação prende bando acusado de ataques a caixas eletrônicos do DF

IMG-20200716-WA0015

A ação foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (24/7) por policiais civis da Divisão de Repressão a Roubos e Furtos (DRF)

Policiais civis da Divisão de Repressão a Roubos e Furtos (DRF) da PCDF deflagraram, na manhã desta sexta-feira (24/7), duas operações para prender criminosos responsáveis por ataques a caixas eletrônicos de supermercados do DF. Ao todo, sete pessoas foram presas.

Na ação denominada Tríade, foram presos quatro criminosos responsáveis por dois ataques aos caixas eletrônicos 24h do supermercado Superbom, de São Sebastião. Já na operação Truck, foram detidas três pessoas responsáveis pela tentativa de furto de dois caixas eletrônicos do mercado Bellavia, localizado na quadra 201 do Recanto das Emas.

Operação Tríade

No caso em São Sebastião, o primeiro ataque a caixa eletrônico ocorreu em 1º de janeiro de 2019. À época, os criminosos usaram artefatos explosivos artesanais e destruíram os caixas, mas não conseguiram subtrair os valores. O segundo ataque aconteceu no dia 11 de março de 2020, quando o grupo tentou arrombar os mesmos caixas com o emprego de maçaricos, mas fugiu em razão da aproximação policial.

De acordo com a PCDF, em ambas as oportunidades o grupo invadiu o supermercado fazendo um buraco no muro. Os quatro autores moram nas proximidades do estabelecimento.

Conforme informou a corporação, os criminosos revezaram em tarefas. Um deles atuava como vigia de dentro da própria casa, observando do muro a aproximação de pessoas. Todos possuem antecedentes criminais.

Na tentativa de subtração com maçaricos, o grupo investiu R$ 4 mil no aluguel dos equipamentos. Eles usariam um guarda-sol, objeto comum nesse tipo de empreitada, para dificultar a captação das imagens pelas câmeras de vigilância. Os maçaricos e o guarda-sol foram abandonados no local e apreendidos pela polícia.

Todos foram presos em casa, em São Sebastião, com mandados de prisão preventiva.

Operação Truck

Já a tentativa de furto de dois caixas eletrônicos do mercado Bellavia, no Recanto das Emas, ocorreu no dia 5 de março de 2020.

Segundo os investigadores, os criminosos ligaram para o proprietário de um caminhão guincho e contrataram o serviço para transportar um veículo quebrado. O proprietário do guincho seguiu para o local combinado e foi rendido pelos criminosos, que portavam armas de fogo. Eles obrigaram o dono do guincho a entrar em um container de lixo e fugiram com o caminhão.

Em seguida, os criminosos foram até o supermercado e tentaram arrancar os dois caixas eletrônicos 24h com o uso do guincho, mas sem sucesso. Eles abandonaram o caminhão e fugiram em outro veículo, que dava apoio à empreitada.

Todos os três também possuem antecedentes criminais. Eles foram presos em casa, nas cidades de Samambaia, Recanto das Emas e Santa Maria. Os mandados são de prisão preventiva.

Veja, abaixo, vídeos dos ataques aos caixas:

Caixa eletrônico
Buraco em parede de supermercado
caminhão guincho

Fonte de notícias: https://www.metropoles.com

Diário da RIDE “A notícia tem dois lados mas uma só verdade”





Comentários no Facebook